domingo, 18 de agosto de 2013

Nota do Coletivo Pedagogia em Luta ao 33° Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia


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Nota do Coletivo Pedagogia em Luta ao 33° Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia – Agosto de 2013

O 33° Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia, ocorre sucessivamente a uma série de levantes que se radicalizaram a partir da inserção do proletariado marginal e juventude pobre nas manifestações pelo Passe Livre Estudantil e Contra as obras da Copa e Remoções, entre outras inúmeras bandeiras. Diante dos fatos gerados pelas Jornadas de Junho é importante nos inserirmos na luta por uma educação a serviço do povo, compreendendo os principais ataques que a formação do Pedagogo vem sofrendo para atender as demandas do grande capital. O CPL expõe nesta nota, algumas de suas bandeiras e formulações para o 33° ENEPe.

CPL
APRESENTAÇÃO

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O Coletivo Pedagogia em Luta (CPL) filiado a Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC), se articula desde 2010 na perspectiva de organizar  os estudantes de pedagogia na luta por uma educação a serviço do povo. As políticas educacionais atreladas ao Banco Mundial (PDE, PNE) vem se constituindo enquanto elementos a serem combatidos pelo Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe), assim como os reflexos do Plano de Expansão e Reestruturação  das Universidades (REUNI), expansão do ensino à distância, o ENEM, o ENADE e demais projetos que não podem passar despercebidos. Os ataques ao ensino público se mostram cada vez mais latentes, a precarização das condições de estudo e do trabalho docente apontam para a necessidade de enfrentamento. A União Nacional dos Estudantes (UNE) entidade atrelada ao governo, claramente não representa os nossos interesses, ao receber dinheiro do governo, cumpre o papel de travar as lutas estudantis através da defesa de projetos que distanciam os estudantes filhos do povo do próprio acesso a educação pública (PROUNI, PRONATEC, FIES e etc..). O CPL entende que a classe trabalhadora e os estudantes  devem se organizam para irmos às ruas, lutar sem concessões para barrar globalmente a educação neoliberal no Brasil, apresentando parte de suas orientações, abrindo caminho para construirmos um projeto de uma Educação Popular, a serviço da emancipação da classe trabalhadora.

Abaixo a UNE: Governista, oficial pelega e reformista!!!

Lutar Contra a Regulamentação da Profissão do Pedagogo!

A Regulamentação da Profissão do Pedagogo em tramitação no Senado Federal, propõe a criação de órgãos fiscalizadores e punitivos aos professores que não se enquadrarem nos critérios do texto da regulamentação (PL 196/2009).
O texto em questão, afasta o pedagogo do campo docente, aproximando-o das práticas de organização e gestão, inclusive de espaços empresariais.
. A regulamentação em outros cursos causaram diversos problemas, como a criação de conselhos fiscais que cobram impostos e não trazem nenhum beneficio.
A exigência de diplomas para docentes é um contra-senso pois não há cursos de Pedagogia suficientes no Brasil e os que existem, em bom numero são de baixa qualidade. Na verdade é comum os estudantes entrarem no curso porque já exercem a função docente.
A defesa de profissionais qualificados na prática docente no ensino básico no Brasil não passa pela lógica da disputa por reservas no mercado de trabalho como essa regulamentação quer valer crer. Mas sim pela valorização da prática docente que hoje se encontra marginalizada pela politica de Dilma/PT e seus lacaios estaduais/municipais.
Na verdade o Grupo Nacional dos Pedagogos (GNP) que se autoproclamou representante dos Pedagogos (sic), sem passar por nenhum espaço coletivo para tal apreciação, segue o modelo de vários outros conselhos que tem por objetivo não lutar contra a precariedade docente, mas sim arrecadar fundos com seu conselho, cobrando taxas absurdas para exercício da profissão (vide conselho de Ed.Fisica e dos Músicos)
A prova de ingresso a docência segue, por sua vez, essa mesma lógica, sabemos que hoje o governo não pode selecionar os profissionais da Educação, porque a demanda é gigantesca, o que essa prova pode fazer é estratificar ainda mais nosso trabalho criando em larga escala figuras que já existem e são absurdas tais como o auxiliar Pedagógico e o Técnico em Educação, que na prática, em sua maioria, exercem a função laboral do professor, mas são ainda mais precarizados do que os docentes integrados.
Dessa forma, se quisermos uma Educação de melhor qualidade então que sejamos consequentes, lutemos então pela valorização do trabalho docente, esse é único meio, exijamos melhores salários, a aplicação de um terço para planejamento e melhores condições de trabalho.


Lutar por creches nos cursos de Pedagogia

Os cursos de Pedagogia se caracterizam pela composição massiva de mulheres que em sua maioria cumprem jornadas de trabalho triplas. Estudantes de Pedagogia ocupam funções em estágios precarizados, principalmente em instituições privadas de ensino, afastando-nos de campos de pesquisa e estágios oriundos da própria universidade. A luta por creches universitárias se insere na luta por assistência estudantil, mais bolsas (que se equiparem ao salário mínimo) e por um equipamento que possa englobar os estudantes de Pedagogia em campos de pesquisa e extensão universitária.

A nossa luta é todo dia: por uma creche na Pedagogia!!!

Abaixo o PNE Neoliberal

É preciso que estudantes e todos trabalhadores em educação que de fato se preocupam com o futuro da educação, se atentem às armadilhas deste novo PNE. Precisamos compreender, primeiro, que o contexto global do modo de produção capitalista e o novo perfil do Estado burguês são marcados pelo padrão neoliberal e de super-exploração do trabalho, não estando a educação descolada deste período histórico. Entendendo isto, temos de buscar os reais interesses em cada uma das metas do PNE deste Governo de Dilma/PT, verdadeiro representante do capital, nesta reforma macro política estatal na educação. Vale destacar que pela LDB, o PNE deve ser ligado as metas do Banco Mundial para Educação. O PNE, também se formula através um fórum com a participação empresarial (CONAE).


BANDEIRAS:
    • Por um dia Nacional de Luta em Defesa da Creche Universitária
    • Pela valorização do trabalho docente
    • Abaixo a regulamentação da profissão do Pedagogo
    • OR UMA EDUCAÇÃO A SERVIÇO DA CLASSE TRABALHADORA! POR UMA PEDAGOGIA QUE SIRVA AO POVO!
CONSTRUIR NA PEDAGOGIA UM MOVIMENTO ESTUDANTIL CLASSISTA E COMBATIVO PELA BASE!

ROMPER COM O GOVERNISMO E COM O OPORTUNISMO!
ABAIXO UNE TRAIDORA DOS ESTUDANTES!
VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES-PROLETÁRIOS!
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POR UMA EDUCAÇÃO A SERVIÇO DO POVO!

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