segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nota de solidariedade à luta dos estudantes argentinos!


"O segredo da vitória é o povo."

Marighella

“Contra a intolerância dos ricos, a intransigência dos pobres. Não se deixar esmagar, não se deixar cooptar. Lutar Sempre!”

Florestan Fernandes

Nas últimas semanas os estudantes argentinos têm dado um exemplo de organização, combatividade e classismo ao conjunto dos estudantes da América Latina ao defenderem a educação pública dos ataques do governo Macri e Kirchner. Essa capacidade política dos secundaristas e universitários de Buenos Aires se manifesta através da ação direta com as ocupações e tomadas de escolas e faculdades sob controle estudantil, que até o momento são 30. Essa capacidade de mobilização que dura mais de um mês está sendo constantemente sabotada através da criminalização das ocupações pelo governo e a mídia burguesa. Essa criminalização da ação direta estudantil objetiva criar uma base legal para potencializar a repressão do aparelho policial de Estado e desarticular a luta em seu elo principal que são as ocupações, deixando a combativa juventude portenha sem um instrumento de pressão política sobre o governo.

O auge das mobilizações ocorreu no ultimo dia 16 de Setembro, quando ocorreu uma grande mobilização em homenagem aos desaparecidos na "Noite do Lápis", nome da operação militar que ocorreu a exatos 34 anos durante o periodo da ditadura Civil-Militar Argentina. Essa operação torturou e matou 6 estudantes secundaristas, deixando outros tantos feridos, que lutavam em defesa do Passe-Livre estudantil.Estima-se que a manifestação do ultimo dia 16 contou com cerca de 40 mil manifestantes entre estudantes e trabalhadores, na aliança operária-estudantil, nas ruas de Buenas Aires. Lutando em defesa da Educação Publica contra o Governo Kirshiner e prefeito Macri.

Nós, estudantes secundaristas e universitários brasileiros, pertencentes a coletivos de curso, oposições de base e grêmios agrupados nacionalmente na Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC), nos solidarizamos com a luta da juventude argentina na defesa de seus direitos. Nesse momento na Argentina está se mostrando na luta de classes a vitalidade política e a potência popular das organizações de base, da aliança operária-estudantil nas assembléias unitárias com os trabalhadores da Kraft-Terrabusi, Roca, Paraná Metal e Felfort, e o poder de fogo da ação direta. Na velocidade que está se dando a luta e o acúmulo de forças que se desenha não tardará para surgirem dos setores pelegos saídas burocráticas e conciliadoras. Enviamos desde o Brasil nossas saudações classistas aos estudantes argentinos na torcida para que não capitulem aos meios legalistas e corporativos que tanto retrocedem a luta. A vitória dos estudantes da Argentina será uma vitória de todos os estudantes latinoamericanos. A melhor maneira de se solidarizar com a juventude portenha nesse momento é levar para as bases do movimento estudantil brasileiro o exemplo de organização e luta dos camaradas argentinos. Desde já dizemos, nenhum passo atrás, AVANTE!

Brasil, 27 de setembro de 2010.


Rede Estudantil Classista e
Combativa - RECC


4 comentários:

Anônimo disse...

Brasileiros, não existe democracia em nosso país! No dia 3/10 NÃO VOTE OU ANULE!

Partidos de direita e "esquerda".

Partidos de direita que têm um longo histórico de crimes descarados contra o povo. Privatizaram o Brasil, não exitam em mandar sua polícia matar o povo trabalhador nas favelas de todo o país, roubam descaradamente o povo brasileiro e ainda zombam da população em seus canis de TV, rádio, jornais, etc. Desde o descobrimento do Brasil, eles mandam! Entregam nosso país às potências estrangeiras.

Partidos de "esquerda". Partidos falidos, que não travam uma luta sequer fora dos marcos do Estado fascista brasileiro. Rebaixam toda a sua luta e sua militância na disputa de cargos no parlamento da burguesia, e ainda tem a cara de pau de dizer que "fazem denúncia do capitalismo e do Estado" em sua propaganda eleitoral. MENTIRA!!
O máximo que fazem são bordões ridículos como "Contra burguês vote 16" (isso é denúncia?), que desmoraliza a esquerda de uma forma geral e são motivo de chacota pela população!
PSTU, PCO, PSOL e PCB: canalhas que se rotulam comunistas, mas na verdade são os mais descarados traidores da causa revolucionária. Se utilizam do livro "esquerdismo" do Lenin para justificar sua traição vergonhosa e sua sanha eleitoreira. E ainda dão a oportunidade do Estado burguês dizer: "vivemos numa democracia, onde partidos de direita e esquerda podem participar". Óbvio que não vivemos numa democracia...

Portanto, podemos concluir: TODOS esses partido (direita e "esquerda") são coniventes com o Estado, portanto não passam todos de UM ÚNICO PARTIDO DAS CLASSES DOMINANTES BRASILEIRAS. Programas rigorosamente iguais. Bandidos que se utilizam de várias legendas (DEM ,PT, PCdoB, PCB, PV, PMDB, PSTU etc etc etc) que constituem a mesma coisa. Coniventes com a podridão.

Não há diferença entre Dilma, Serra, Marina, Plínio, Levi Fidelix, etc etc. São todos bandidos! Alguns declarados, outros disfarçados!

O povo é obrigado a votar, porque se não fosse simplesmente não votaria, pois não acredita mais nessa farsa, nesse circo de horrores contra a população. Em última instância se esses eleições mudassem alguma coisa, o povo seria proibido de votar!

O Estado é o Estado da burguesia e do latifúndio, então uma eleição organizada por esse próprio Estado obviamente não altera em nada na estrutura da sociedade brasileira! É um mero instrumento de sua dominação podre, decadente, reacionária e vergonhosa.

Após a proclamação da República, que não alterou a dominação de classes do império, as eleições têm servido, no máximo, para estabelecer novas correlações de força entre as várias frações das classes dominantes.

Passamos por um regime militar que chegou a seu fim em 1985, NÃO alterando o caráter do Estado brasileiro. Os que mandavem antes e durante o regime militar, continuam mandando hoje!


Somente o aumento da luta popular pode mudar a realidade brasileira! A MISERÁVEL legalidade concedida pelas classes dominates não passam de um "cala a boca" para oportunistas continuarem a enganar o povo brasileiro.

Dia 3 de outubro, faça o que há de mais coinsciente a se fazer: não compareça para votar ou simplesmente anulte! Digite 00 e confirme!

Chega de ser enganados! Basta de exploração e mentira!
Antes, deixo claro que não sou anarquista! Sou mais um brasileiro revoltado e puto (muito puto) com toda essa desgraça vigente no Brasil!!

O POVO, E SÓ O POVO É CAPAZ DE MUDAR O BRASIL! NOSSOS SONHOS NÃO PASSAM NEM PERTO DAS URNAS!!

Anônimo disse...

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/09/478137.shtml

Anônimo disse...

Estive em Buenos Aires no período e realmente houve uma massa organizada e atuante. Fez inveja, se tivessemos metade de algo aqui muita coisa mudaria, mas o que muito estudante quer é saber da festinha que terá antes, durante ou depois que qualquer movimento que tenha algum objetivo maior que não seja a reprodução de comportamentos deprimentes.

Anônimo disse...

depois de*
maior e que*