sábado, 26 de março de 2011

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA

 
A origem do dia 8 de março está ligada a uma greve geral ocorrida no ano de 1857 em uma indústria têxtil de Nova Iorque, onde a maioria dos operários eram mulheres. Refere-se também ao incêndio ocorrido numa fábrica de tecidos em 1911 na qual mais de 100 trabalhadoras morreram.

No dia 8 de março de 1907 houve uma grande manifestação, conhecida como Marcha da Fome, em apoio à greve de 1857. Na marcha da fome houve uma presença majoritária de trabalhadoras que saíram nas ruas de Nova Iorque reivindicando melhores salários e redução da jornada de trabalho para 10 horas. Desde então foram realizadas anualmente manifestações nesse dia.

Durante o II Congresso Internacional das Mulheres Socialistas (1910), Clara Zetkin, propôs que se criasse um dia internacional da mulher trabalhadora. Segundo ela, era essencial criar uma referência internacional para a luta das mulheres.

No entanto, o capitalismo se apropriou da luta das mulheres no dia 8 de março, que tinha um caráter de classe (trabalhadoras), e a subordinou ou mesmo reduziu a opressão de gênero. As principais conquistas ressaltadas estão relacionadas com o  direito ao voto, a igualdade perante a lei ou a oportunidade de assumir cargos de chefia. Mas isso não muda a realidade de exploração que sofrem a maioria das mulheres.

É ilusão acreditar que a luta pelo sufrágio universal virá atrelada a uma construção de uma sociedade igualitária. A igualdade perante a lei não é ainda uma igualdade efetiva e a garantia assumir cargo de chefia não tem como conseqüência a humanização das instituições, pois as instituições de privilégios serão injustas tanto se forem administradas pelos homens quanto pelas mulheres.

Dessa forma, não podemos nos deslumbrar com a vitória da presidente Dilma Rousseff e pensar que acabará a exploração de gênero e classe. Dilma serve aos interesses capitalistas, que não beneficiam a mulher. A libertação da mulher trabalhadora somente será efetiva quando realizada pela mulher trabalhadora.

Nós do Coletivo Feminista Classista LIBERTÀRIAS acreditamos que a luta contra a opressão de gênero está vinculada à luta contra a opressão de classe, e que lutar contra uma é necessariamente lutar contra a outra.

 
AVANTE A LUTA DA MULHER TRABALHADORA!
VIVA O COLETIVO LIBERTÁRIAS!
VIVA A REDE ESTUDANTIL CLASSISTA E COMBATIVA!

coletivolibertarias@gmail.com




POEMA

Disseram que a mulher se libertou
Não foi o que  a Maria achou
Ela trabalha duro todo o dia
E tem raros momentos de alegria
Ela gera dinheiro para o patrão
Mas no fim do mês, fica sem um tostão
Disseram que a mulher é a rainha do lar
Não é o que acha a Cleomar
Limpa a casa até anoitecer
Enquanto o marido assiste TV
Esse marido também é explorado
Mas trata a mulher pior do que é tratado
Disseram que a mulher é assim naturalmente
Tem que cuidar dos filhos, da casa, e de toda a gente
Ah, mas que gente incompetente!
Não suspeita que a mulher é diferente
Que ela pensa, ama, chora
Que perde suas preciosas horas
Em trabalhos que ninguém reconhece
Em esforços que todos esquecem?
E se a mulher trai o marido
É motivo pra pancada
Mas se o marido trai a mulher
Ah...Ninguém lembra de nada
A mulher é duplamente explorada
Trabalha em casa e não recebe nada
Trabalha fora e é humilhada
Oprimida também pela mulher  patroa
Pois há mulheres que ganham dinheiro e esquecem das outras
Disseram que a mulher é objeto
E ainda acham isso correto
Em cada propaganda odiosa e machista
Que expõe só o seu corpo na revista
Que esquece que a mulher também é pessoa
Essa é a verdade doa a quem doa
A mulher é escritora inteligente, artista
Trabalhadora da fábrica, cientista
Ela é lutadora e defende seus direitos
E aos poucos desfaz os preconceitos
Ela luta com força contra o patrão opressor
E tenta convencer o companheiro trabalhador
De que homens e mulheres do povo são iguais
E aqueles que os oprimem não o farão jamais
E ao invés de se sentirem sozinhas e unitárias
Se unem e gritam forte: Viva as LIBERTÁRIAS!


5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns companheiras!

Bela poesia!

Lutar pela igualdade no seio da classe trabalhadora. Lutar pera emancipar seu trabalho do capital e da exploração: UMA SÓ TAREFA!

AVANTE!

Anônimo disse...

Muito bom o texto, simples e direto!

O poema também ficou legal.

Parabens as bravas lutadoras da Rede Estudantil Classista e Combativa!

Luciano disse...

Anarquismo é coisa de otário! Isso nunca vai dar certo! Bando de cusão!

Anônimo disse...

Por que sempre tem um babaca pra dizer que um objeto mais pesado que o ar não pode voar, que outro mais denso que a àgua não pode flutuar, ainda que cheio de ar? Luciano, recolha-se a insignificância de sua inatividade e deixe que quem tem cérebro e vontade de mudar o mundo o faça.

Luciano disse...

"Eu não tenho convicções próprias, sou um alienado e repito, hipnoticamente, toda propaganda abjeta que me é orientada pela TV. Afinal, eu não sou real, o ar que eu respiro e o pão que me alimenta são ilusões, a única verdade, absoluta e inquestionável é o que me diz a tv e que o estado é inerentemente necessário a sociedade: resumindo, não sei pensar e sou feliz em viver em uma sociedade em que essa função não me seja delegada, ainda mais, que quem o faça seja punido. Abaixo o raciocínio livre, que viva a opressão e a miséria, pão e circo para todos e que continue o espetáculo do circo dos horrores porque nesse teatro macabro sou apenas um fantoche de madeira inútil e insignificante."
Traduzindo para as palavras que exprimiriam as convicções de um alienado: "Anarquismo é coisa de otário! Isso nunca vai dar certo! Bando de cusão!"

Enquanto as pessoas não raciocinarem por si mesmas e se mobilizarem (como aqui tentamos fazer) o mundo permanecerá nessas condições.