sábado, 8 de outubro de 2011

Ocupação da Reitoria do Instituto Federal de Brasília (IFB)


No dia 06 de outubro (quinta feira) a RECC organizou juntamente com os/as estudantes do IFB um debate na ocupação da Reitoria do IFB com o tema “O Novo PNE e a Luta Estudantil Combativa”. No debate foi distribuida a cartilha sobre o novo PNE feita pela RECC, foi passado o filme sobre a "Revolta dos Pingüins" (Chile, 2007) assim como realizado um debate sobre a reorganização do movimento estudantil brasileiro.

Fotos do debate:




Moção de apoio à ocupação da Reitoria do Instituto Federal de Brasília - IFB


A Rede Estudantil Classista Combativa – RECC, através dessa moção, saúda os companheiros (servidores, professores e estudantes) pela ocupação da Reitoria do IFB iniciada no dia 28/09. A ação combativa, em resposta a postura inflexível que o governo tem tido frente a greve dos técnico administrativos e docentes das instituições federais de educação básica, profissional e técnológica, é reconhecida e solidarizada por nós, estudantes proletários.

O quadro no qual a educação brasileira está submetida nos últimos anos, em especial devido as reformas na educação iniciada pelo governo Lula/PT e tendo continuidade agora no governo de Dilma Rousseff/PT-PMDB, que ultrapassam meramente o descaso de gestão pública mas invoca, isso sim, uma linha política neoliberal para a educação, um plano de privatização em massa que tem por intuito formar mão de obra qualificada barata e precarizar os profissionais da educação, sucateando-a.

Com um corte histórico no orçamento da educação no início do ano, de 3,1 bilhões, e o já quase aprovado Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), o atual Governo demosntra que tem na manga um pacote de planos neoliberais, que na prática afetam todos os setores da educação, precarizando-a através das privatizações e massificação sucateada. Ou seja, o tendenciamento da educação é aquela que sirva aos interesses do capital e da burguesia nacional e que esses ataques se dão inicialmente aos profissionais da educação.

Acreditamos que é através de um Fórum de Oposições unificado pela base, que congregue estudantes, professores, servidores e teceirizados, é que podemos impulsionar a construção em conjunto da Greve Geral na Educação, podemos assim criar as condições de barrar esses ataques na educação, utilizando de métodos de ação direta.

Esse é o período em que nos solidarizando é que possamos nos articular com mais força contra a macro-política neoliberal para a educação e que possamos construir uma educação emancipadora que sirva aos interesses da classe trabalhadora.

Rede Estudantil Classista e Combativa,

Brasília, 4 de outubro de 2011.



Todo Apoio a Ocupação do IFB e a Greve do SINASEFE!
Construir a Greve Geral na Educação!
Abaixo o PNE Neoliberal!

Nenhum comentário: