sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Luta contra os aumentos de tarifas no Brasil

COMBATER O AUMENTO DAS TARIFAS PELA AÇÃO DIRETA E ORGANIZAÇÃO POPULAR!
Manifestantes enfrentam a repressão policial nas ruas de Recife, PE

Em diversas cidades do Brasil o ano se iniciou com abusivos aumentos nos preços das passagens, que na maioria dos casos está acima da inflação e do aumento do salário mínimo dos trabalhadores. Esses preços altíssimos das passagens garantem o luxo dos empresários (mafiosos) dos transportes, às custas do suor do povo, que tem que pagar caro para ir trabalhar ou estudar.

Ônibus incendiado durante protesto em Vitória, ES
Contra este abuso, trabalhadores, desempregados e estudantes estão realizando protestos, que crescem cada vez mais e ganham apoio da população em geral. Em Teresina (PI) os protestos que começaram em agosto de 2011 barraram o aumento pela ação direta do povo, mas logo no inicio de 2012 governantes e empresários se aproveitaram do recesso e reajustaram as passagens em 10,5%, o que gerou novos protestos e ação truculenta da polícia militar. Em Vitória (ES) os estudantes também realizaram protestos contra um aumento que ultrapassa os 6, 85%.
Protesto no centro do Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro (RJ) estamos pagando R$ 2,75, uma das passagens mais caras do Brasil. É por isso que os protestos estão acontecendo no centro do RJ e não devem parar. Foram realizados “Pulões” onde a população começou a aderir aos atos e entrar nos ônibus se recusando a pagar.


Nós da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) defendemos o caminho das lutas para barrar estes aumentos, portanto devemos intensificar os protestos, realizar as panfletagens e demais ações nas ruas, sem apostar em acordos com governantes, gabinetes e empresários. Sabemos que essa máfia dos transportes patrocina diversas campanhas eleitorais, portanto só ocupando ruas, partindo pro enfrentamento direto é que alcançaremos vitórias! Convocamos toda o povo trabalhador a se somar nessa luta e não permitir esse roubo que os empresários do transporte estão cometendo contra todos nós!




Fora Paes/Cabral e Máfia do Busão, Se não baixar a tarifa vai ter rebelião!
Passe-livre irrestrito já!



*     *     *


Carta Aberta do Comitê de Luta Contra o Aumento das Passagens – RJ


Nós do Comitê de Luta Contra o Aumento das Passagens – RJ somos um movimento independente, democrático e aberto, de incitação à revolta contra o aumento das passagens dos transportes “públicos”, contra a máfia que comanda as empresas e a favor do tarifa zero. 
Temos acompanhado com entusiasmo a luta popular que ocorre em nível nacional contra a atual situação dos transportes. Nos indignamos com a brutal repressão que tem sido usada contra esses movimentos! Nos colocamos prontamente ao lado dessxs lutadorxs e repudiamos o Estado Policial. Desde já nos colocamos a favor de todas as formas de luta contra a repressão do Estado e entendemos que o principal caminho para alcançar nossos objetivos é a ação direta nas ruas e não a via burocrática institucional.
O transporte verdadeiramente público, gratuito e de qualidade é um direito da população! Sendo assim, convocamos todxs à construir uma LUTA NACIONAL contra o aumento dos transportes que tanto precariza nossa vida!

A data que propomos é dia 9 de fevereiro.


SE NÃO ABAIXAR A PASSAGEM DO BUSÃO, EU VOU PULAR ROLETA E VAI TER REBELIÃO!

Nenhum comentário: