sábado, 24 de maio de 2014

Nota do FPL sobre a manifestação do dia 22 de maio, em Fortaleza

Pronunciamento do Fórum Permanente pelo Passe Livre sobre a manifestação do dia 22 de maio de 2014 em Fortaleza

Nós do Fórum Permanente pelo Passe Livre - FPL vimos por meio desta nota esclarecer alguns dos acontecimentos da manifestação do dia 22 de maio de 2014. 

A concentração marcada para as 14h no IFCE foi impossibilitada pelo fechamento dos portões da instituição. Dessa forma, estudantes e trabalhadores se concentraram na Praça da Gentilândia. A manifestação partiu da 13 de maio com o objetivo de protestar pela entrega das carteirinhas e o Passe Livre. No desenrolar da manifestação várias viaturas do GATE circulavam nos arredores da concentração do ato. Revistas constrangedoras foram realizadas, mas ainda nesse momento ninguém havia sido preso.
Durante o percurso algumas pessoas roubaram transeuntes que passavam nas ruas e se concentravam nas paradas de ônibus. Tal fato, nunca ocorreu em outras manifestações pelo Passe Livre. Nesse caso, a postura da maioria dos estudantes, incluindo os que utilizam a tática Black Bloc, foi de rechaçar tais ações e resgatar os pertences devolvendo aos seus respectivos donos. Vale ressaltar, que durante a concentração e o ato, já haviam policiais infiltrados que estimularam as ações descritas com o objeto de criminalizar e provocar na população o repúdio à luta pelo Passe Livre que vem ganhando fôlego na cidade.

Na altura da Av. Domingos Olímpio, policiais militares dispararam com munição letal, dispersando os manifestantes. No decorrer da dispersão 26 pessoas foram presas, entre elas estudantes secundaristas. O FPL se solidarizou aos manifestantes sequestrados pelo Estado e entrou em contato com advogados populares de outros movimentos e entidades que também se solidarizaram e estão tentando libertá-los.

O FPL se organiza através de comitês nas escolas, universidades e comunidades. Esses comitês realizam um debate de base que norteia a politica e a expressão da politica do Fórum. Portanto os estudantes e trabalhadores que participam das manifestações estão politizados e sabem a razão de irem as ruas pois sabem o que é perder aula por não ter o dinheiro da passagem. 

Foi através da pressão popular nas ruas que garantimos a prorrogação das carteirinhas de 2013 até o dia 30 de maio, e hoje, momentos antes da manifestação garantimos a prorrogação das carteirinhas de 2013 até o dia 30 de Junho. Assim, é através de manifestações que garantimos direitos. Esse é o caminho da vitória.

Diante de toda a criminalização do movimento estudantil e popular em luta pelo Passe Livre organizado pelo Fórum Permanente pelo Passe Livre – FPL ressaltamos que lutar é justo e necessário e não recuaremos da bandeira histórica do movimento estudantil, o Passe Livre, para que estudantes possam ter acesso à escola, universidades e cursos técnicos sem precisar enriquecer os empresários de ônibus.

PELA LIBERDADE DE TODOS OS PRESOS E DETIDOS!
PELA ENTREGA IMEDIATA DAS CARTEIRINHAS DE 2014!
PASSE LIVRE JÁ!
LUTAR É JUSTO E NECESSÁRIO!
 

FÓRUM PERMANENTE PELO PASSE LIVRE – FPL
22/05/2014

Nenhum comentário: