domingo, 28 de agosto de 2011

Ocupações de REItorias e Greves pelo Brasil mostram o caminho a seguir para unificar trabalhadores e estudantes!

A Educação brasileira vive um momento chave. O Governo Dilma/PT já cortou 3,1 bilhões da Educação Pública, apresentou o novo Plano Nacional de Educação – PNE (2011-2020) que prevê transformar em política de Estado programas de repasse de verbas para a iniciativa privada (tal como o PROUNI), de expansão precarizada nas universidades (REUNI), assim como as provas anti-democráticas (ENADE e ENEM). Além disso, o novo PNE irá criar o PRONATEC, que funcionará tal como um Prouni, só que voltado às escolas técnicas - financiando e dando isenção de impostos às instituições privadas do ensino técnico, principalmente via sistema “S” (SESC, SENAI etc.).

Desde o início desse ano diversas greves de trabalhadores da Educação pipocaram pelo país. Atualmente os servidores técnico-administrativos (em cerca de 50 universidades federais), os trabalhadores dos institutos federais de ensino (em cerca de 20 estados) e diversas categorias das redes estaduais estão em greve. Em algumas universidades os professores já entraram em greve e em 20 universidades estão com indicativo de greve. Processos de unificação das lutas entre professores, servidores e estudantes estão ocorrendo na UFPR e na UNIFESP, além de processos de luta como em Fortaleza, onde unificaram-se (em manifestação do dia 16 de agosto) estudantes e trabalhadores da Educação da rede federal, estadual e municipal. A maioria destas mobilizações e greves, porém, são dirigidas pelos governistas (CUT e PT) e para-governistas (PSTU e PSOL) o que tem dificultado seu desenvolvimento.

Nos últimos dias, diversas Reitorias já foram ocupadas pelos estudantes: IFBA (22/08), UFSC (25/08), UFF (25/08), UFPR (26/08), UFES (26/08) e UEM (25/08, cuja Ocupação foi batizada de “Manuel Gutierrez Reinoso”, estudante morto recentemente no Chile). Basta dar uma lida nas pautas de reivindicações de todas elas para vermos que o corte orçamentário e as políticas neoliberais (REUNI, Prouni, Fundações Privadas etc) do Governo Lula-Dilma já demonstram suas conseqüências diretas para as universidades públicas que sofrem com o sucateamento de suas estruturas e assistência estudantil. Insuficiência no atendimento do Restaurante Universitário, na Casa do Estudante, falta de salas de aula, de professores, de cadeiras, falta de bolsas são algumas das realidades que motivaram os estudantes para as lutas e ocupações de REItoria.

As entidades governistas (UNE e UBES) não estão participando em nenhum destes processos de mobilização. A UNE cumpre seu papel de tropa de choque do projeto neoliberal para a educação brasileira. Os para-governistas do PSTU/ANEL mantêm sua política de “unidade” com o Governo convocando a UNE para a “luta”.

A RECC alerta a todos os estudantes combativos pelo Brasil afora, que neste momento estão construindo ocupações e greves, a não caírem no “canto de sereia” e no discurso aparentemente “radical” do PSTU (ANEL) e PSOL (esquerda da UNE). A última onda de ocupações de REItorias em 2007 é emblemática quanto ao papel que tiveram os para-governistas: Para garantir a “unidade” com a esquerda da UNE o PSTU votou durante várias assembléias pela desocupação da Reitoria da USP (na época, a principal ocupação). No atual momento a bandeira da ANEL é os “10% do PIB para Educação” e seu método é mais um plebiscito legalista. A RECC participou da Plenária Nacional do ANDES (24/08) defendendo como mote central a construção da Greve Geral na Educação ao contrário dos setores para-governistas que propuseram um falido plebiscito. Aos estudantes combativos cabe a tarefa de defender a unificação das lutas estudantis e proletárias pelo método da ação direta e o enfrentamento (nas ruas, greves e ocupações) com o Governo Dilma/PT, tendo como objetivo a construção da GREVE GERAL na Educação.

TODO APOIO AS OCUPAÇÕES DE REITORIAS!
CONSTRUIR A GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO!
ABAIXO O CORTE NA EDUCAÇÃO E O PNE NEOLIBERAL!
POR UMA UNIVERSIDADE POPULAR!


Ato Unificado em Fortaleza (estudantes e trabalhadores da Educação da rede federal, estadual e municipal):

Ocupação da Reitoria da UEM:




Vídeo feito pelos estudantes da UEM:


Ocupação da Reitoria da UFSC:





            Ocupação da Reitoria UFES:
 



2 comentários:

Rafael Gomes disse...

Companheiros,
A equipe do jornal A Nova Democracia esteve no Complexo do Alemão para registrar o que de fato está acontecendo na comunidade.

Confiram os dois vídeos feitos por A Nova Democracia:

VÍDEO – Complexo do Alemão: Luta dos moradores contra abusos de poder é transformada em guerra do tráfico pelo exército

http://www.youtube.com/watch?v=gmn70nSohl0&feature=player_embedded

VÍDEO – Após rebelião, moradores denunciam abusos do exército no Complexo do Alemão

http://www.youtube.com/watch?v=0N-If2rqMzg&feature=player_embedded#!


Saudações!!

Por Uma Escola Melhor! disse...

oi gente estamos enfrentando problemas na nossa escola quem puder ajuda no nosso blog aqui!!!!

Estamos precisando de informações:
http://unidosporumaescolamelhor2011.blogspot.com/

Obrigado