domingo, 30 de agosto de 2009

51° CONUNE: Mais uma Micarê governista da UJS/PC do B!


Entre os dias 15 e 19 de julho de 2009, celebrado de 2 em 2 anos, ocorreu em Brasília mais um Congresso Micarê da UNE (União “Neoliberal”do Estudantes). Esta entidade que e desde o início dos anos 90 é controlada pela burocracia estudantil mais ardilosa deste país, a UJS (União da Juventude Socialista) a “mulecada” do PC do B, vem a público mais uma vez neste evento constatar a falência desta mesma entidade para a luta combativa dos estudantes brasileiros e demonstrar para os ingênuos por que uma suposta “mudança por dentro” ou “esperança numa entidade tão antiga” é extremamente longínqua e falaciosa.

Um congresso de cartas marcadas para uma burocracia podre:

O congresso deste ano como não poderia deixar de ser, elegeu mais uma vez a chapa da coalizão encabeçada pela UJS, composta também por PT (Democracia Socialista, que ficou com a vice-presidência, e Campo Majoritário), Movimento Mutirão (MR-8/PMDB e juventude do PP), PDT, PPS, PL e PSB sendo eleita com 72% dos votos (2018 do total de 2809). 11% dos votos foram para correntes petistas (OT e Articulação de Esquerda). É importante lembrar que o novo presidente da UNE, Augusto Chagas da UJS, é conhecido por seu passado de traição e burocratismo quando esteve à frente do DCE da UNESP/FATEC em SP.

Marcado pela presença do Presidente Lula em sua abertura, o CONUNE demonstra o grau de aparelhamento governista sobre a entidade. Sua gorda burocracia já recebeu desde 2004 cerca de 10 milhões do governo Lula, além de receber para esse congresso 1 milhão de reais de empresas “estatais”, sendo 100 mil da Petrobras entregue pelos favores no apoio nas campanhas como o “pré-sal é nosso” e contra a CPI da Petrobrás (lembrando que o PC do B está na direção da Agência Nacional do Petróleo - ANP). Os frutos plantados pelo governo federal e empresários do ensino estão sendo colhidos em todos esses anos de entreguismo, sendo que a nova gestão da entidade já anuncia como maior meta dar amplo apoio no projetos governistas como ProUni (Programa que sob demagógico discurso social financia o aumento das universidade particulares) e o ReUni(programa que sobre o discurso de “democratização” do ensino, precariza as universidades e abre brecha pra fundações privadas).

Outros exemplos desta política de aparelhamento eleitoreiro e pelo estado burguês, pode ser percebida em 2007 onde a empresa STB que emite carteirinha da UNE doou 602 mil para a construção da Sede do PC do B no Centro de São Paulo. Mas atualmente a burocracia da UJS está de olho mesmo é na bolada de 27 milhões que o governo Lula dará para a construção da nova sede da UNE na praia do flamengo.

Um congresso marcado pelo aumento da burocratização com a redução da discussão na base com delegados não mais eleitos por Curso e sim por Universidade e onde em meio a estudantes embriagados a “descontraída” burocracia aprova sua política neoliberal sob a máscara de “desenvolvimento nacional” é necessário traçar uma séria análise para a construção de um verdadeiro movimento estudantil classista, combativo e independente que combata a privatização do ensino e lute por uma universidade popular dos trabalhadores.

Romper com a UNE e Construir uma alternativa Classista Combativa!

O congresso da UNE termina com o governismo fortalecido mais do que nunca, já o eleitoreiro PSOL aliado ao PCB seguindo sua linha oportunista de abocanhar cargos na entidade ,conseguiu apenas 9% de votos sendo a maior chapa de “oposição”. Isto demonstra que a via da “mudança por dentro” é inviável e indesejável, relegada aos partidos e grupos cada vez mais burocratizados.

Já o PSTU no Congresso Nacional de Estudantes – CNE, realizado na UFRJ, que fundou a ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes – Livre).Traçou neste linhas políticas que não trazem nada de concreto para o rompimento com o velho movimento estudantil: a) Não rompe definitivamente com a UNE, b) Aprova apoio a candidaturas parlamentares, c) Traça como metodologia legalista “de luta” exigências de medidas provisórias e abaixo assinados para o Governo Lula (como por passe livre), d)Funda uma entidade estudantil na busca de efetivar a manobra política com setores do PSOL (Intersindical) que querem construir um central apenas sindical.

Por isso neste mesmo CNE nós estudantes proletários, cientes da necessidade de nos articularmos coordenadamente a nível nacional puxamos uma Rede Estudantil Classista e Combativa, que rompe definitivamente com a UNE, e que busque dialogar com os setores verdadeiramente combativos da ANEL e da CONLUTAS, visando a construção de um movimento de oposição nacional, baseado na construção de oposições estudantis para disputar uma linha antigovernista, combativa e democrática para os C.As e DCE’s e através da ação direta proletária avançar nas conquistas dos estudantes e dos trabalhadores.


Fora UNE e Ubes Pelegas!

Avante a RECC, nenhuma ilusão na ANEL!

Nenhum comentário: