segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jornada de Lutas: ato nacional dia 24 em Brasília

A RECC CONVOCA TODOS E TODAS CAMARADAS ESTUDANTES, TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO E OS SETORES ANTI-GOVERNISTAS PARA COMPOR UM BLOCO COMBATIVO NO ATO NACIONAL DO DIA 24 DE AGOSTO EM BRASÍLIA

Diversas categorias de trabalhadores da educação se encontram mobilizadas neste momento. Podemos citar os servidores técnicos administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES que encontram-se em GREVE desde 6 de junho; também os professores das IFES com indicativo nacional de GREVE e mobilização para o início de agosto; 20 estados com servidores federais da educação básica, profissional e tecnológica em GREVE; as várias redes estaduais com educadores atual ou recentemente paralisados ou em mobilização como RJ, RS, SC, CE, MG, RN etc. As reivindicações são, em geral, relativas à plano de carreira da categoria e reajuste salarial, mas também lutas reativas contra projetos de lei e medidas provisórias como a MP 549 que pretende um congelamento salarial por dez anos no serviço público ou a MP 520 que pretende privatizar os Hospitais Universitários no Brasil. Ou seja, tais lutas caracterizam-se por um aspecto reativo, onde a classe trabalhadora encontra-se da defensiva aos ataques dos governos e burguesia. Um exemplo disso é a intimação do STJ aos técnicos administrativos das IFES rompendo com legítimo direito de greve ao obrigar 50% de seu quadro ao trabalho; ou a manifestação do Governo afirmando que, por conta da crise, não haverá nenhum aumento salarial, obrigando a classe trabalhadora a pagar pela crise capitalista.

Somando ao quadro da educação, outras categorias como servidores públicos federais ou movimentos populares sem terra e sem teto, também se encontram obrigados a lutar para conquistarem ou não perderem direitos. Na tentativa de juntar algumas dessas mobilizações, diversas entidades sindicais e populares estão convocando uma jornada nacional de lutas, que vai do dia 17 a 26 de agosto, centrando num ato nacional dia 24 em Brasília. A RECC não nutri nenhum tipo de ilusão sobre as direções desta Jornada nem mesmo na sua forma organizativa. Ainda há o predomínio de uma política burocrática do não-enfrentamento direto com o Governo Dilma/PT, alimentando as falsas e trágicas esperanças de que o “governo estaria em disputa. Além disso, as reivindicações estão alicerçadas num débil método de negociações – leia-se enrolações – isoladas com o governo, mantendo a contradição do corporativismo na dita jornada de unidade.

Ainda assim, os estudantes organizados na Rede Estudantil Classista e Combativa – RECC consideramos, pela presença de setores de base em curso com lutas locais, um espaço propício para atuar com propaganda, defendendo uma política independente para o que consideramos o fundamento da unidade: uma clara política anti-governista com alianças orgânicas pela base entre os setores, colocando em xeque as reformas e ataques neoliberais dirigidos pelo PT (na educação, previdência, trabalhista, sindical etc.). Expondo que não basta estar juntos, deve-se unificar efetivamente as pautas transversais entre as categorias e exigi-las, não por atos que mais parecem desfiles, mas por ações que coloquem toda a classe trabalhadora como protagonista, impondo uma ofensiva tática ao Governo, construindo a unidade pela base que permita a efetivação da GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO. Os ataques do Governo Dilma e da burguesia não são meros símbolos: são reais, e exigem uma resposta contundente da classe trabalhadora!

Assim, convocamos todos camaradas estudantes e trabalhadores da educação, os setores populares e demais frações trabalhadoras anti-governistas a procurarem imediatamente em suas cidades as entidades organizadoras e embarcarem nos ônibus rumo ao ato do dia 24 em Brasília, a fim de comporem um Bloco Combativo na marcha.

PARA NÃO TER PROTESTOS VÃOS, PARA SAIR DESSE ANTRO ESTREITO, FAÇAMOS NÓS POR NOSSAS MÃOS TUDO O QUE A NÓS NOS DIZ RESPEITO!
CONSTRUIR A GREVE GERAL NA EDUCAÇÃO!

2 comentários:

Anônimo disse...

Companheiros, vejam que absurdo!!
A falida UNE é um balcão de negócios mesmo! Isso merece um artigo!

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2011/08/495691.shtml

Anônimo disse...

Compa, o link não está funcionando. O post parece inacesível. Pode enviar outro caminho. Obrigado