quarta-feira, 24 de julho de 2013

Carta Sobre o Dia 11/07

Por uma Tendência Classista e Internacionalista. Construir o Sindicalismo Revolucionário!!!

    O ato do dia 11 de julho, puxado pelo conjunto das Centrais (CUT, CTB, Força Sindical, UGT, CGTB. NCST e CSP-CONLUTAS), mostrou todo seu caráter legalista, cívico e policial. Um mês depois do início do Levante de Junho de 2013, a Revolta do Vinagre, as centrais e partidos da esquerda legal eleitoral (PT, PCdoB, PSTU, PSOL, PCB) puxaram uma paralisação nacional, e não uma Greve Geral. Algumas poucas categorias efetivamente pararam a produção, os serviços e a circulação. Essas centrais e movimentos sociais governistas e para-governistas continuam na defesa da agenda do governo e do Estado policial-militar.
      A paralisação burocrática do dia 11 de julho mostrou toda a distância entre o levante do proletariado marginal em junho e a movimentação vagarosa e assustada da burocracia sindical, preocupada em defender a ordem que os favorece. Não bastasse isso, na passeata – desfile cívico - do Rio de Janeiro, as centrais retardaram a chegada a Cinelândia, como tentativa de impedir que ativistas chegassem depois ao Palácio Guanabara como havia deliberado a Plenária do Fórum de Luta. Ainda no ato, os sindicalistas perseguiam os manifestantes combativos, como os chamados Black Block, anarquistas, ativistas independentes e grupos marxistas revolucionários, tentando expulsá-lo das manifestações
    Seguranças (bate-paus), contratados pelas centrais com dinheiro de contribuição dos trabalhadores, voluntárias e compulsórias, e militantes do PCdoB e CTB agrediram manifestantes enquanto estes se defendiam do ataque policial e das bombas de gás. As centrais (CUT, CTB, UGT, Força Sindical, NCST e CGTB) por ação auxiliaram na repressão, ajudando os espiões da polícia a perseguir manifestantes e dispersar o ato. Tanto exaltavam a repressão quanto ajudaram a agredir manifestantes que se defendiam da polícia no início do ato, na Candelária, e ao final, nas imediações da Cinelândia. Por outro lado, a CSP-CONLUTAS se omitiu diante da repressão aos manifestantes, e dessa maneira quem se omite, colabora. O fato se agrava, na medida que a CSP-Conlutas não fez nenhuma nota sobre o caso e sem mantém refém da política de organizar atos com toda a burocracia sindical que se recusa a organizar uma greve geral, sendo a próxima passeata marcada para o dia 30 de agosto.
            Neste sentido, as centrais se somam à mídia corporativa e ao governo ao criminalizar a ação direta que ressurgiu como método de luta do proletariado marginal na Revolta do Vinagre em contraposição ao legalismo e colaboracionismo das burocracias sindicais. Sindicalistas (CUT, CTB, UGT e Força Sindical) e seguranças (contratados com dinheiro dos trabalhadores) das centrais sindicais atacaram os manifestantes que resistiam à ação do PM e defendiam a passeata.
           Neste sentido é necessário boicotar as centrais, com a suspensão do financiamento e que as entidades de base não participem dos próximos atos nos blocos das centrais. É fundamental combater o sindicalismo de estado e retomar a luta pelo Fim do Imposto, da Unicidade e da Carta Sindical.
            Ou seja, que cada trabalhador em seu local de trabalho se organize, questione o repasse de dinheiro dos sindicatos às centrais, pois este dinheiro está sendo usado contra os próprios trabalhadores, e defenda a desfiliação de qualquer central puxando a oposições por local de trabalho, autônoma das burocracias sindicais, que se some na construção do Fórum de Oposição pela Base rumo a constituição de um Sindicalismo Revolucionário.
             Colaborar com a polícia e com os demais órgãos de repressão é trair a classe trabalhadora. Condenar a autodefesa e a ação direta é criminalizar aqueles que lutam, é colaborar com a ordem instituída.
Abaixo o colaboracionismo das centrais sindicais!
Em defesa da autodefesa e da ação direta!

Construir o Fórum de Oposição pela Base
Por uma Tendência Classista Internacionalista.

ASSINAM:
Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC)
Oposição de Resistência Classista – Educação RJ
Grupo de Discussão de Oposição para Educação Federal
Grupo de Luta Petroleiro (GLP)

Nenhum comentário: