quinta-feira, 18 de julho de 2013

É preciso resistir a repressão do Estado! Liberdade aos presos políticos!


É PRECISO RESISTIR A REPRESSÃO DO ESTADO BRASILEIRO! LIBERTAÇÃO DOS PRESOS E RETIRADA DOS PROCESSOS JÁ!


Vivemos nos últimos meses o crescimento de um verdadeiro levante popular em diversas cidades do país. As lutas populares iniciadas na reivindicação do transporte público foram expressando aos poucos (e nos últimos dias de forma explosiva) a revolta do povo trabalhador e da juventude contra toda uma cadeia de opressão e exploração que vem sendo submetido há anos pelo Estado e pelo Capitalismo. A luta não começou agora, nem terá fim nos próximos dias ou meses, mas o momento que vivemos é histórico, especialmente pela ampla participação popular e radicalização nas ruas contra a brutal repressão policial.

A classe dominante (burguesia) está diariamente expressando sua opinião na grande mídia e através da força policial-militar. Se em um primeiro momento tentou criminalizar e reprimir o movimento como um todo, logo depois acrescentou a tática de manipular, comprar e dividir o movimento através do incentivo ao isolamento e a “auto-repressão” (ou seja, X9 e apoio à polícia no interior dos protestos) frente às iniciativas mais ousadas e radicais de enfrentamento e autodefesa.  Essa ação proposital da grande mídia (Globo, SBT, Record, etc.) tem gerado reações violentas de supostos “pacifistas” e “nacionalistas” (esses sim infiltrados no movimento) contra as ações diretas combativas do povo, ou simplesmente contra à esquerda (movimentos sociais, partidos, etc.). E ainda por cima estão sendo chamados de “heróis” pela nojenta Rede Globo!

Porém, a tentativa de tornar os protestos em marchas “ordeiras” e inofensivas está sendo, em grande medida, em vão. As manifestações aumentaram, chegaram as periferias e locais de trabalho e a radicalização ampliou-se para todo o país. É fundamental sair às ruas com um programa de classe contra o Governo e os Empresários: pelo direito a moradia, redução da jornada de trabalho para 30 horas, fim dos investimentos na Copa e na Repressão e imediato em Saúde, Educação e Transporte 100% públicos, exoneração dos responsáveis pela repressão etc.

As reduções das tarifas em diversas cidades do Brasil demonstram que a ação de massas radical é o principal meio para conquistar Vitórias. Por outro lado, a repressão policial e militar vem respondendo de forma cada vez mais brutal. Nesse momento temos milhares de camaradas feridos pelo país inteiro e centenas sofrendo prisões e processos. A criminalização e repressão do protesto popular está crescendo cada vez mais rápido, e está criando as condições para um verdadeiro “estado de exceção” (A criação da “Lei Anti-Terrorista da Copa do Mundo” é um exemplo)  que poderá encher ainda mais nossas prisões de presos políticos e cobrir nosso chão de sangue.

Nos tempos da Ditadura os jovens e trabalhadores que se manifestavam contra a repressão  e por demandas básicas foram chamados de “terroristas” por lutarem bravamente nas ruas, nas guerrilhas etc.  A mesma mídia sensacionalista incentivava a população a denunciar os ditos “terroristas” (jogando povo contra povo), e o simples fato de serem caracterizados como “terroristas” era motivo para serem presos, torturados e assassinados sumariamente pela Ditadura. O mesmo está ocorrendo hoje no Brasil com o adjetivo “vândalo”. Por se defenderem nas barricadas, por lutarem com pedras e paus, por utilizarem-se da autodefesa popular frente à brutalidade policial (que ataca com bombas, gás lacrimogêneo, balas de borracha e inclusive armas letais!) estão sendo tachados pela grande mídia e pela burguesia de “criminosos”.

Em se tratando da classe dominante de nosso país (a nossa grande inimiga) não poderíamos esperar reação mais natural, tipicamente autoritária e repressora. Porém, devemos levantar imediatamente nas fileiras populares, nos milhares que ocupam as ruas, uma grande corrente de solidariedade a todos os presos e processados políticos, acusados pela mídia e por essa justiça vendida, dos maiores absurdos: formação de quadrilha, corrupção de menores, vandalismo, etc. Convocamos todos os trabalhadores e organizações populares do mundo inteiro a se manifestarem imediatamente em repúdio as atrocidades que estão ocorrendo contra o povo em nosso país, e pela imediata libertação de todos os presos e processados.

Contra a criminalização: Lutar não é crime!
Cobrir de solidariedade os presos e processados políticos!
O povo pede melhores condições de vida: trabalho digno, educação, saúde e transporte!


RECC – Rede Estudantil Classista e Combativa
redeclassista.blogspot.com
rede.mecc@gmail.com

Nenhum comentário: