quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A luta contra o aumento da tarifa dos ônibus no Brasil: a necessidade de organização e luta independente

Publicado no jornal AVANTE! nº08



No primeiro semestre de 2012, ocorreram diversas lutas contra o aumento abusivo no preço das passagens por todo o Brasil. O reajuste ocorrido na maioria das cidades esteve acima da média do aumento da inflação e do salário mínimo. Tarifa abusiva significa lucro para as máfias do transporte, e para a população pobre, exclusão do acesso à direitos sociais e sua guetificação.

Contra esse ataque, trabalhadores, desempregados e estudantes de várias cidades do Brasil organizaram
protestos para barrar o aumento, além de reivindicar outras pautas, como o Passe Livre.
Compreendemos que para se conseguir mudar a politica municipal de transportes, é necessário fazer um movimento de massas, independente dos setores do Movimento Estudantil governista (UNE e UBES), ou seja, aglutinar estudantes independentes e trabalhadores, sinceros e indignados com a situação dos transportes.

Acreditamos que a inexistência de um movimento de luta contínuo por um transporte público a serviço do povo, faz com que a população acumule sucessivas derrotas, visto que sua mobilização fica a mercê dos aumentos das tarifas. Avaliarmos que precisamos ter uma mobilização permanente, tendo em vista os ataques dos patrões aos trabalhadores e estudantes, construindo um espaço propositivo que vá além da questão tarifária discutindo a questão mais ampla da mobilidade nas cidades, caóticas neste momento.

Nós da RECC, atuamos nas últimas lutas em nossas localidades, sempre pautados na construção de mecanismos que interliguem organizações combativas e independentes, estudantes e trabalhadores, visando construir uma luta baseada na unidade da classe e na ação direta. Através dessa perspectiva, objetivamos desenvolver uma intervenção que se oponha aos métodos de subordinação às vias parlamentares. Acreditamos que só a ação direta das massas trará a vitória de nossas reivindicações! ■
 
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