quarta-feira, 5 de março de 2014

1º ENCONTRO NACIONAL DE OPOSIÇÕES POPULARES, ESTUDANTIS E SINDICAIS

I ENOPES: pela (re)construção do Sindicalismo Revolucionário! 

 
Nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, mais de 150 trabalhadores(as), estudantes e ativistas das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, estiveram presentes no I Encontro Nacional de Oposições Populares, Estudantis e Sindicais (ENOPES).
O I ENOPES foi constituído por espaços de discussões acerca das contradições imanentes à sociedade capitalista, e dos obstáculos enfrentados pela classe trabalhadora na organização da resistência a essas contradições. Esse debate teve como objetivo a construção de uma linha política e planos de luta em contraposição às constantes investidas do capital, rompendo com as táticas governistas e reformistas adotadas pelos sindicatos tutelados pelo Estado, que não atendem aos interesses da classe trabalhadora.

Uma Tendência Classista e Internacionalista construida sobre os princípios de Democracia de Base e Ação direta foi apontada pelos participantes como a solução dos problemas de organização atuais da classe trabalhadora. A materialização dessa proposta ocorrerá no empenho da classe na (re)construção do Sindicalismo Revolucionário.
Reivindicações relacionadas ao trabalho, terra, educação, saúde, transporte e liberdade que expressam as aspirações coletivistas das massas foram elaboradas em conjunto com um calendário de lutas no ano de 2014, sendo o foco principal a construção da Greve Geral pela base.
A Rede Estudantil Classista e Combativa foi protagonista e faz coro às decisões do encontro. ■

É Barricada, Greve Geral e Ação Direta que derruba o Capital!

Leia a declaração final do ENOPES em:

Nenhum comentário: