terça-feira, 11 de março de 2014

8 de Março - Dia Internacional da Mulher Trabalhadora

No dia 8 de março, dia internacional da mulher trabalhadora, foram realizadas diversas atividades pela Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) em parceria com o Fórum de Oposições pela Base (FOB) no sentido de relembrar esse dia histórico como um dia de luta e não como um dia de presentes e flores. Nesse ano de 2014, nosso objetivo foi evidenciar a importância da mulher na luta, sendo protagonista na reivindicação de seus direitos.


Em Brasília, fizemos um ato de agitação e propaganda com cartazes, faixas, bandeiras e distribuição de panfletos na rodoviária do Plano Piloto, local de grande concentração de trabalhadoras/es. Realizamos um contraponto à corriqueira distribuição de flores, e como resposta conseguimos uma grande atenção e interesse das/dos trabalhadoras/es que passavam no local. O sentimento de identificação mostrava-se presente pelo fato de se tratarem, em sua maioria, de trabalhadoras que sentem diariamente na pele a opressão material e simbólica advinda da conjunção do machismo com a superexploração capitalista. Após a panfletagem/agitação, realizamos um vídeo-debate para debater temas como prostituição, aborto, mulheres no mundo do trabalho, Lei Maria da Penha, violência de gênero e etc.


 
 









No Rio de Janeiro, no Sábado (8/03) a Oposição Classista, Combativa e Independente ao DCE-UFRRJ, em conjunto com a Oposição de Resistência Classista - Educação RJ (ORC) e a Aliança Classista Sindical (ACS), realizou uma atividade próxima ao centro comercial da Uruguaiana, distribuindo panfletos, expondo faixas e se mostrando lado a lado da luta da mulher trabalhadora.

No mesmo dia, participamos da Marcha dos Garis que partiu da Central do Brasil e conseguiu a vitória da greve combativa que transpôs os limites da burocracia sindical e mostrou que com a base não tem arrego!


Em Fortaleza, panfletamos no ato governista que aconteceu no centro da cidade, a organização anteriormente proibiu black blocs no mesmo, fomos a caráter e lá encontramos alguns outros que nos reconheceram de outras manifestações, e de pronto seguraram nossas faixas e confirmaram presença na 2ª plenária do CCL, além de se juntarem a nós também nas palavras de ordem combativas (outra polêmica na construção do ato). O governismo além de proibir máscaras, não queria que fosse tocado o nome da copa, mas gritamos em auto e bom tom, "Se não tem creches, não vai ter copa!". Amanhã, quarta, a OCC fará um debate sobre as lutas de março: dia da mulher trabalhadora e dia de luta dos estudantes. Panfletaremos ainda na assembleia dos professores do estado na quinta, a pedido da ORC.


Em Marília, foram realizadas atividades de panfletagem e colagem de cartazes durante a semana de recepção aos ingressantes da UNESP (a partir de 10/03).

 







Em Jataí, realizamos no dia 11/03 uma oficina de cartazes para a divulgação do Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras (8/03) e do Dia de Luta dos Estudantes (28/03). Após confeccionados os cartazes, fizemos colagem no prédio da UFG, no qual acontecerá atividades da calourada durante toda a semana. Também foi feita a panfletagem do comunicado redigido pelo FOB.
 


 



Durante os próximos dias ainda acontecerão atividades em outras cidades, em homenagem às mulheres trabalhadoras, ressaltando a importância da participação na luta, pois, A LUTA DA MULHER É A LUTA DO POVO, A LUTA DO POVO É A LUTA DA MULHER!!!

Nenhum comentário: